"Educai as crianças e não será preciso punir os homens."

Bem-vindos!

Sejam todos bem-vindos ao nosso blog. Acreditamos numa educação de qualidade. Comente nossas postagens, de sugestões e nos siga!

Nosso endereço

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
Rua Magnólia, 120 Bairro Lomba do Pinheiro Porto Alegre RS fone: 33193419

CALENDÁRIO

8 de mar. de 2011

DISCRIMINAÇÃO RACIAL

AQUI SEGUEM ALGUNS MATERIAIS DE PESQUISA E SUGESTÕES PARA SEREM TRABALHADAS NA DATA DO DIA 21 DE MARÇO:

PARA AS TURMAS DAS ANOS/SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

VÍDEOS SOBBRE O DISCRIMINAÇÃO RACIAL RETIRADOS DOS SITES:


  • A LETRA DA MÚSICA "RACISMO É BURRICE" DO GABRIEL PENSADOR PODE SER EXPLORADA.
  • OS ALUNOS PODEM REALIZAR UM DEBATE SOBRE O ASSUNTO.
  • PESQUISA E EXPOSIÇÃO:  REALIZAR UMA EXPOSIÇÃO COM MATERIAIS SOBRE A CULTURA DE CADA POVO ( INDIOS, NEGROS, ORIENTAIS, ETC.)
  • DRAMATIZAÇÃO:  ORGANIZAR UMA APRESENTAÇÃO DE MUSICA OU TEATRO SOBRE A DISCRIMINAÇÃO.
  • MATEMÁTICA: PESQUISAR DADOS ESTATÍSTICOS SOBRE A DISCRIMINAÇÃO RACIAL.
PARA AS TURMAS DOS ANOS INICIAIS


  • PARA ABORDAR O TEMA DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL OS PROFESSORES PODEM  CONTAR AS SEGUINTES  HISTÓRIAS:
  • O PATINHO FEIO
  • A BONEQUINHA PRETA
  • DE TODAS AS CORES
  • QUE COR É A MINHA
AS SEGUINTES ATIVIDADES PODEM SER REALIZADAS:
  • HORA DO CONTO
  • PRODUÇÃO TEXTUAL
  • MURAIS
  • PESQUISAS
  • DEBATES
MATERIAL DE INFORMAÇÃO SOBRE A DATA


21 de Março - Dia Internacional contra a Discriminação Racial

No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular.

No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

O Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial diz o seguinte:

"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública"

O racismo se apresenta, de forma velada ou não, contra judeus, árabes, mas sobretudo negros. No Brasil, onde os negros representam quase a metade da população, chegando a 80 milhões de pessoas, o racismo ainda é um tema delicado.

Para Paulo Romeu Ramos, do Grupo Afro-Sul, as novas gerações já têm uma visão mais aberta em relação ao tema. “As pessoas mudaram, o que falta mudar são as tradições e as ações governamentais”, afirma Paulo. O Grupo Afro-Sul é uma ONG de Porto Alegre, que promove a cultura negra em todos os seus aspectos.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD – em seu relatório anual, "para conseguir romper o preconceito racial, o movimento negro brasileiro precisa criar alianças e falar para todo o país, inclusive para os brancos. Essa é a única maneira de mudar uma mentalidade forjada durante quase cinco séculos de discriminação”.

Aproveite esta data para refletir: você tem ou já teve atitudes racistas?
FONTE:http://www2.portoalegre.rs.gov.br/pwdtcomemorativas/default.php?reg=3&p_secao=59
 
Pluralidade Cultural
Tema: Aceitação da diversidade

Objetivo: Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião,classe social, nacionalidade e sexo. Reconhecer as qualidades da própria cultura, exigir respeito para si e para os outros

Como chegar lá: Procure em sua disciplina elementos que propiciem o desenvolvimento de atividades ligadas ao tema. Fique atento ao que acontece na sala de aula, na escola e na comunidade e que se caracterize como estereótipo, discriminação ou preconceito. Identifique outros elementos na mídia. Os dois caminhos facilitam a discussão em classe

Dica: Todos nós temos uma históriade vida, com características pessoais e crenças arraigadas. Analise-se e verifique se suas posições têm por base a justiça e a ética. Não tenha medo de trocar idéias com os colegas, pois o tema é delicado mesmo.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...