"Educai as crianças e não será preciso punir os homens."

Bem-vindos!

Sejam todos bem-vindos ao nosso blog. Acreditamos numa educação de qualidade. Comente nossas postagens, de sugestões e nos siga!

Nosso endereço

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
Rua Magnólia, 120 Bairro Lomba do Pinheiro Porto Alegre RS fone: 33193419

CALENDÁRIO

1 de abr. de 2011

CONTO INDÍGENA



Índio-guaraná


Dizem os índios que, uma vez, há muito tempo atrás, vivia um casal que não conseguia ter filhos.
Como eles queriam muito uma criancinha, rezaram para que Tupã, o deus supremo, lhes fizesse a vontade. Tupã olhou nos corações do índio e da índia e viu que eles eram bons e honestos. Assim, resolveu atender o desejo do casal e lhes deu de presente um menino.
O indiozinho cresceu forte e bonito, trazendo muitas alegrias a seus pais e à toda a tribo. Porém, o deus da escuridão, chamado Jurupari (você já reparou que há sempre um malvado que vem estragar a alegria dos outros nas histórias de todos os povos?), começou a ter inveja do menino, exatamente porque ele trazia felicidade e muita paz à todos. A inveja cresceu e cresceu, até que Jurupari resolveu acabar com aquilo de vez: aproveitou um momento de distração da criança e, transformando-se em cobra, mordeu o menino e matou-o com seu veneno.
Todos ficaram desesperados com a notícia da morte do indiozinho. Mas, de repente, trovões estrondosos se ouviram nos céus. A mãe da criança morta percebeu que o trovão era a voz de Tupã, dizendo: "Mulher! Planta na terra os olhos de teu filho tão injustamente assassinado. Não posso fazer a criança voltar à vida, mas farei nascer dos olhos dela uma fruta maravilhosa, que muitos prazeres trará ao teu povo!"
Assim a índia fez. Plantou os olhos do filho e, pouco depois, viu brotar da terra uma planta que deu um fruto negro, com um aro ao redor, como se fossem... olhos!
Assim surgiu o guaraná, um fruto da Floresta Amazônica que é usado para dar energia a quem o bebe.
Certamente você já tomou guaraná sob a forma de refrigerante. Mas existe também à venda o pó para fazer refresco. Que tal experimentar um autêntico suco indígena esta semana?

Nota: O guaraná é um cipó lenhoso que cresce sobre as árvores e pode alcançar até 10 metros de extensão. É usado pelos índios da Amazônia há centenas de anos. O cipó dá um fruto vermelho e alaranjado, mas a parte que se usa para fazer o guaraná que você conhece é só a semente (fonte desta informação: Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...